PAPEL SOCIAL

A ESCOLA

Como um dos pilares da sociedade, a escola é uma das responsáveis pela promoção do desenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra. Então, cabe a ela definir-se pelo tipo de cidadão que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade, através das mãos do cidadão que irá formar. Nessa definição esclarecemos:

NOSSA MISSÃO

Oferecer ensino de qualidade com imersão na língua inglesa contribuindo para a formação de um indivíduo que atue positivamente na família e na sociedade.

NOSSA VISÃO

Ser reconhecida como uma escola referência em educação humanizada onde os profissionais estejam em formação contínua e prontos para os desafios atuais e para o mundo globalizado.

NOSSOS VALORES

No entendimento do Colégio CÓI, os atributos fundamentais a serem construídos junto aos alunos são: ACOLHIMENTO, COMPROMETIMENTO, ÉTICA, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, RESPEITO, SUSTENTABILIDADE, TRANSPARÊNCIA. A seguir, constam os conceitos destes atributos para nossa proposta educativa.
• por ACOLHIMENTO entende-se por ser uma escola que tem um olhar individualizado, que torna os alunos mais engajados e mais envolvidos com os ensinamentos e com as atividades escolares e estudantis. Um ambiente acolhedor cria a sensação de segurança, o que é imprescindível para detectar possíveis transtornos ou dificuldades de aprendizagem, além de contribuir com a motivação e o alcance de bons resultados.
• por COMPROMETIMENTO entende-se enxergar além dos interesses pessoais, os interesses dos outros e da instituição, assumindo o compromisso com a construção de um mundo melhor.
• Por ÉTICA entende-se a prática da honestidade, da integridade, da dignidade nas relações pessoais, profissionais e institucionais, tendo como referência o interesse coletivo.
• Por RELACIONAMENTO INTERPESSOAL como parte da construção da identidade e da personalidade do ser humano. A forma como você reage às pessoas, como interage com elas, suas emoções, ações e atitudes quanto às pessoas com as quais você se relaciona, é o seu relacionamento interpessoal. A escola sendo umas das primeiras “casas da socialização” será um instrumento positivo ou negativo para a formação dessas relações. Tudo dependerá da intenção de cada um dos seus componentes.
• Por RESPEITO entende-se um valor que permite que o homem possa reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar as qualidades do próximo e os seus direitos. O respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.
• Por SUSTENTABILIDADE significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades. Os que buscam aplicar as ideias da sustentabilidade levam em conta a harmonia entre a natureza e a sociedade em qualquer empreendimento humano, tendo os seguintes pontos como bases: ser economicamente correto, ser socialmente justo e ser culturalmente diverso, promovendo a diversidade, a inclusão e a equidade, com o objetivo da excelência em ensino.
• Por TRANSPARÊNCIA entende-se a prática responsável e de mão dupla da verdade e da integridade, que implica na coerência entre o que se pensa e o que se faz, considerando os pontos de vista dos outros.