"A criança aprende brincando... Brinca para aprender
e também aprende a brincar!"

A partir dos 12 meses, a criança já pode ingressar no Maternal I.

Tendo como base a teoria interacionista, nosso método valoriza a vivência em sociedade como essencial para a transformação do aluno, pois o foco da aprendizagem está na interação, acontecendo em contextos históricos, sociais e culturais. Assim, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente.

O material atende aos requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os alunos de Educação Infantil, que indica as interações e as brincadeiras como eixos que dão origem aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

1) Conviver: Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

2) Brincar: Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

3) Participar: Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

4) Explorar: Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

5) Expressar: Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

6) Conhecer-se: Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

As atividades pensadas para essa fase, propõe a realização de projetos que visam garantir a maior motivação e significado para as aprendizagens.

Assim, as propostas partem dos campos de experiências indicados na BNCC, apresentando temas importantes do universo infantil e seu desenvolvimento, bem como a articulação com os princípios das Diretrizes Curriculares e da Base Nacional Comum Curricular. Temas como corpo, identidade, animais, famílias e alimentação, propiciam o desenvolvimento de projetos, atividades permanentes e propostas lúdicas a fim de apoiar o professor na organização de uma rotina escolar em que os alunos tenham um papel ativo e significativo.

Para a Educação Infantil, o Colégio oferece uma grade curricular com 4 horas e meia diárias.

Período da Manhã

Início: 07h15